CORTE/TRITURAÇÃO. O pneu velho é cortado em lascas e transformado em pó de borracha, purificado por um sistema de peneiras. O pó é moído até atingir a granulação desejada e, em seguida, passa por um tratamento químico para possibilitar a desvulcanização da borracha;
DESVULCANILIZAÇÃO. Em autoclaves giratórias, o material recebe calor, oxigênio e forte pressão, que provocam o rompimento de sua cadeia molecular. Assim, a borracha é passível de novas formulações, geralmente são usados como desvulcanizantes, óleos minerais (como vaselina);
Após a desvulcanização, a borracha fica com consistência mole , a pasta resultante deste processo, poderá ser usada na produção dos mais diversos produtos, tais como: tapetes de automóveis, solado de sapato, pisos industriais e borrachas de vedação, e mais recentemente, aplicada na composição de asfalto de maior elasticidade e durabilidade.
No Brasil já há tecnologia em escala industrial que regenera borracha por processo a frio, obtendo um produto reciclado com elasticidade e resistência semelhantes ao do material virgem. Além disso, essa técnica usa solventes capazes de separar o tecido e o aço dos pneus, permitindo seu reaproveitamento.
A reciclagem de pneus exige: trituradores, moinhos, esteiras transportadoras, maquinas para tirar o arame dos pneus. Faça a sua busca nos sites classificados desta pagina observe que qualquer fabricante de maquinas da pagina podem fabricar as maquinas para a usina de reciclagem de pneus velhos que é um ótimo negócio porque matéria prima não falta.