A idéia de criar um projeto para impedir deslizamentos de barreiras foi do aluno Gabriel Cezar do 3º. ano do ensino médio da Escola pública de Camaragibe, cuja a idéia principal é usar as garrafas Pet descartadas para confeccionar calhas.
O projeto é muito simples:
As garrafas PET descartadas pela população e que poderiam ir para o lixo, são cortadas nas extremidades formando um cano de plástico pet, posteriormente, este material é cortado ao meio, o que vai formar a calha.
As metades das garrafas PET são unidas uma a uma por cola e rebite, daí, estão prontas para serem colocadas embaixo das telhas do telhado formando uma calha. Estas calhas evitam que a água da chuva caia diretamente nas barreiras e, desta forma impede os deslizamentos nas áreas de risco.
O projeto ganhou quatro prêmios na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrasp), realizada pela Universidade de São Paulo.
O simples fato de o projeto usar o Lixo para fazer calhas já traz grande vantagem para o meio ambiente, em virtude do alto consumo na região de refringentes embalados com estas garrafas Pet que anteriormente eram direcionados para o lixo e poluição do planeta e, agora são usados para fazer calhas e evitar deslizamentos de barreiras.