FOTO DE FIO DE AÇO INOX PARA CERCA ELÉTRICA
A fabricação de arames e fios são imprescindíveis para que se possa acender a luz, falar ao telefone, ligar o som, a televisão ou outro eletrodoméstico qualquer, andar de elevador. Nada disso seria possível sem a trefilação, pois os fios elétricos de cobre ou alumínio, os cabos e arames de aço necessários para essas atividades tão comuns do século vinte são fabricados por esse processo de conformação mecânica.
Por esse processo, é possível obter produtos de grande comprimento contínuo, seções pequenas, boa qualidade de superfície e excelente controle dimensional.
O princípio do processo de trefilação é de certa forma, parecido com o da extrusão, ou seja, é necessário que o material metálico passe por uma matriz para ter seu diâmetro diminuído e seu comprimento aumentado. A grande diferença está no fato de que, em vez de ser empurrado, o material é puxado. Além disso, a trefilação é normalmente realizada a frio.
O processo de trefilação compreende as seguintes etapas:
1. Laminação e usinagem para a produção do fio máquina.
2. Decapagem mecânica ou química que retira os óxidos presentes na superfície do fio máquina.
Trefilação
4. Tratamento térmico de recozimento, quando é necessário restabelecer o ductilidade do material. Para a trefilação propriamente dita, existem dois tipos básicos de máquinas de trefilar:
Sem deslizamento:
Nessa máquina, o fio é tracionado, ou seja, puxado, e depois de passar pelo furo da fieira, ele vai para um anel tirante que acumula o fio antes de liberar sua movimentação em direção a uma segunda fieira onde o processo se repete. Isso é feito quantas vezes forem necessárias para obter a bitola desejada para o fio. Ao término desse processo, o fio é enrolado em uma bobinadeira.
Com deslizamento:
Essa máquina é usada para a trefilação de fios metálicos de pequeno diâmetro. Nela, o fio parte de uma bobina, passa por uma roldana e segue alinhado até a primeira fieira. Na saída da fieira, o fio é tracionado por um anel tirante e é enrolado nele com um número de voltas que depende da força;
O movimento helicoidal do fio provoca seu deslizamento lateral pelo anel e o sistema prossegue dessa forma para as demais fieiras e anéis.
Características e defeitos dos produtos trefilados:
Como já dissemos os produtos trefilados caracterizam-se por seu grande comprimento e pequena seção transversal. Dependendo de sua utilização, formato, seção transversal, eles recebem uma denominação. Assim, as barras possuem diâmetro maior que cinco mm; os arames ou fios possuem diâmetro menor. O arame é usado para a construção mecânica. O fio é usado em aplicações elétricas.
Faça sua busca nos classificados da pagina e encontre arames inox para cerca elétrica, fio para fiação elétrica, e reciclagem de fios e arames de pneus.